PROPOSTA CRITICO-SUPERADORA
OBJETIVOS
Abordar a proposta critico-superadora, demonstrando suas principais características, atribuições do educador, concepção de currículo ampliado, cultura corporal, a seleção de conteúdos, o novo tratamento metodológico, e a teoria da mecanoburocratização, demonstrando sua importância no contexto e realidade brasileira.
INTRODUÇÃO
Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se na Educação Física, a abordagem crítica-superadora, como uma das principais tendências. Esta proposta tem representantes nas principais Universidades do país e é, também, a que apresenta um grande número de publicações na área, especialmente em periódicos especializados. A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio, e é baseada no marxismo e néo-marxismo, tendo recebido na Educação Física grande influência dos educadores Libaneo e Saviani.
DESENVOLVIMENTO
Essa concepção foi construída a partir do trabalho desenvolvido pelos professores, Valter Bracht, LinoCastellani Filho, Michele Ortega Escobar, Carmem Lúcia Soares, Celli Taffarel e Elizabeth Varjal, que culminou com a publicação do livro "Metodologia do Ensino da Educação Física" (Cortez, 1992) de autoria coletiva. É uma concepção propositiva, pois estabelece critérios para sistematização dessa disciplina no âmbito da escola. Os autores defendem que uma proposta crítica de Educação Física, deve partir antes de tudo, de uma análise das estruturas de poder e dominação constituída em nossa sociedade. Tomando por base o materialismo histórico-dialético de Marx, preconizam que o professor de Educação Física, antes de tudo deve ser um educador comprometido com um projeto político pedagógico, que nasce das necessidades de emancipação de uma classe emergente dentro da nossa atual estrutura de divisão de classes, ou seja, a classe trabalhadora.
ATRIBUIÇÕES DO EDUCADOR
Todo educador deve ter definido seu projeto político-pedagógico é preciso que tenha bem claro: qual o projeto de sociedade e de homem que persegue, Quais os interesses de classe que defende Quais os valores, a ética e a moral que elege para consolidar através de sua prática Como articula suas aulas com esse projeto maior de homem e de sociedade.
CURRICULO AMPLIADO
Uma concepção de currículo ampliado que deve ordenar a reflexão pedagógica do aluno, de forma a pensar a realidade social desenvolvendo determinada lógica. Para desenvolvê-la, apropria-se do conhecimento científico confrontando-o com o saber que o aluno traz de seu cotidiano, tendo como eixo constatação, interpretação, compreensão e a explicação da realidade social complexa e contraditória.
CULTURA CORPORAL
Essa concepção trabalha com o conceito de cultura corporal, que se opõe, portanto ao conceito de aptidão física enquanto objetivo final da disciplina, e propõe o trato com o conhecimento em forna de ciclos de escolarização.
SELEÇÃO DE CONTEUDOS
Na perspectiva critico deve fazer uma seleção dos conteúdos da Educação Física de forma coerente com o objetivo de promover a leitura crítica da realidade. Essa seleção organização dos conteúdos deve prever tanto uma análise sobre sua origem e o que determinou a necessidade de seu ensino, quanto à realidade material e física da escola.
O tratamento a ser dado a esses conteúdos deve partir de uma metodologia diferenciada e transformadora, capaz de priorizar um sentido/significado que possa:
"... abranger a compreensão das relações de interdependência que jogo, esporte, ginástico e dança (ou outros temas que venha ma compor um programa de Educação Física), tem comum grandes problemas sócio-políticos atuais como: ecologia, papéis sexuais, saúde pública, relações sociais de trabalho, preconceitos sociais, raciais, distribuição de renda..." (1992).
NOVO TRATAMENTO METODOLOGICO
Na concepção desses autores, portanto, não se trata somente de aprender o jogo pelo jogo, o esporte pelo esporte, ou a dança pela dança, mas esses conteúdos devem
Receber outro tratamento metodológico, afim de que possam ser historicizados criticamente e apreendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construídos culturalmente, e ainda serem instrumentalizados para uma interpretação crítica da realidade que envolve o aluno.
SUPERAR A MECANOBURROCRATIZAÇÃO
Os autores também especificam os princípios avaliatórios dessa concepção, a partir de um projeto histórico que privilegie a superação das práticas mecânico burocráticas, a partir de uma reinterpretação e redefinição de valores e normas, de uma síntese qualitativa da nota ele uma avaliação baseada no fazer coletivo.
CONCLUSÃO
Partindo da constatação de que a alteração que a Educação Física vem sofrendo desde sua crise, debatendo além dos conteúdos, objetivos e metodologia, um projeto histórico de classe, imprimiu-se na área “uma mudança de tal magnitude que é possível comparar esse fenômeno como um ponto de inflexão na qual a trajetória da EF faz uma quebra definitiva com sua tradição” (Fensterseifer e González, 2007). Partindo então para o desafio que nós, professores e professoras de Educação Física, bem como todo a estrutura educacional, coloquemos em ação as imensas possibilidades apontadas pela metodologia Entendemos a partir dessa experiência, que o trabalho nessa perspectiva se faz não apenas possível como motivante e profícuo. Em segundo lugar, percebemos que a utilização dos documentos-base e materiais de aporte educacional constituem, mesmo dentro de seus limites, importantes ferramentas para o enriquecimento teórico-metodológico da prática pedagógica.
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