sexta-feira, 1 de abril de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 1


ESTUDO: ARTIGO
O ESPORTE ENQUANTO ELEMENTO EDUCACIONAL 
INTRODUÇÃO
O esporte está sempre em pauta na sala de aula, seminários, debates... Lugares diversos, se ja de cunho informal ou formal o esporte levanta questões com?
§  O esporte e o ópio do povo?

§  A quem serve o esporte?

§  É o esporte um instrumento de transformação ou de dominação?
Esse artigo não tem intenção de fomentar uma discussão sobre o tema esporte, seu rumo nas Escolas Brasileiras. Esse artigo não tem intenção de responder essas perguntas tampouco esgotar essas questões, tem sim o intuito de fazer discussões  pertinentes ao esporte propor conteúdos temáticos para redimensionar sua práxis pedagógica.
O ESPORTE:  FENÔMENO SOCIAL
No inicio da década de 80 começa vários debates num sentido de promover um esporte com metodologia para transformação efetiva educacional. O esporte como conteúdo das aulas deve ser abordado para que não ocorra exclusão e sim participação de todos para que não seja apenas um jogo e sim um momento  de vivência, aprendizagem, convivência...para que seja um fenômeno social mas que tenha uma concepção histórica critica do esporte para saber sua historia, cultura onde esta sendo realizado este esporte onde e inserido para que o esporte social pode ser feito de forma descontextualizada, uma forma lúdica,prazerosa,que permita quebrar as regras, um fazer diferente e significativo.

A DIMENSÃO MULTIFACETÁRIA DO ESPORTE


Multifacetado: varias  formas, vários aspectos.
Multifacetado e compreender o esporte em suas multiplicas formas, porque cada aluno tem suas particularidades sua individualidade para saber usar o esporte e
“DESPERTANDO PAIXÕES, EMOÇÕES E INTERESSES DIVERSOS”
 Sabendo de cada escola esta no contexto social para saber trabalhar o esporte em seus vários ângulos e formas, sabendo suas diferentes estruturas sócias, vendo suas dimensão  sócio  cultural e que esta mais em evidencia onde o professor em busca de uma valorização profissional e contado por suas medalhas, troféus, vitórias... e deixa de lado o verdadeiro espírito do esporte educacional, enquanto nas universidades os professores trazem uma bagagem por serem ex-atletas fazem o esporte com movimentos estereotipados, quando deveria ser um esporte  pedagógico fazendo dele elemento da cultura corporal , e no ambiente escolar por parte dos professores deveriam mais não sabem dar uma resposta sobre o que e o esporte e enfatizam o esporte de rendimento excluindo vários senão quase todos.

ESPORTE ESCOLAR:  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA-EXISTENCIAL-COLETIVA


“APRENDAM COM O ESPORTE E NÃO UM ESPORTE."
Quer dizer aprende de com varias realidades que o esporte pode proporcionar como: aprendizagem, espírito de equipe, amizade... Cabe o professor fazer sua ação pedagógica atualizando sempre com o dia a dia conseguir elabora uma estratégica eficaz
.

CONTEÚDOS TEMÁTICOS: PROPOSTAS  METODOLÓGICA


Cabe o professor adotar uma didática onde todos participem do esporte enquanto elemento educacional elaborando,desenvolvendo,mudando as regras, que permita a exploração para uma formação mais ampla e critica.

CONCLUSÃO

Que o esporte e a peça fundamental do ensino educacional, onde vivencia vários aspectos de aprendizagem através desse fenômeno, e cabe o professor deve ficar ligado as atualizações do dia a dia para uma abordagem mais ampla e critica para uma dinâmica maior onde todos participem do esporte enquanto elemento educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário